Resumo do texto "emoticons and emoji"

 1. Emoticons, Emojis e Adesivos

     Nesta postagem abordarei o tópico "emoticons and emoji", do capítulo Comunicação não verbal online. Neste tópico, essas três representações gráficas são apresentadas, caracterizadas, conceituadas e comparadas com as situações de interação face a face. As funções desses recursos digitais não verbais "evoluíram para além de fornecer uma mera representação do rosto de um comunicador, gestos ou linguagem corporal.  Sua contribuição é altamente sensível ao contexto e os usuários que os utilizam por uma série de razões pragmáticas" (p. 89-90).

2. Origens

     O emoticon tem a sua origem atribuída ao cientista da computação Scott Fahlman em 1982. Ele sugeriu um emoticon semelhante a um rosto sorrindo para representar uma piada :-) e um emoticon parecido com um rosto triste para indicar coisas que não são piadas :-(. De acordo com o texto base, esse recurso serve para evitar ambiguidades e problemas de compreensão por parte dos usuários online. Fahlman enfatizou o fato de que os recursos online permitem que qualquer pessoa possa postar uma mensagem online, e que uma grande quantidade de pessoas, não só "escritores qualificados e profissionais" têm acesso a esses textos. Esse fenômeno provocado pelas novas tecnologias online pode provocar problemas de comunicação e de compreensão das mensagens. Por isso, ele sugere o uso dos emoticons para solucionar essas dificuldades de compreensão.

     Na sequência, surgiram os emojis, semelhantes aos emoticons na aparência, mas "são pictogramas que podem ser inseridos em mensagens e documentos como um único caractere" (p. 91). Eles podem representar expressões faciais, gestos humanos, mas também podem ser figuras de animais, objetos, símbolos, dentre uma diversidade de outras coisas. "À medida que os usuários  de mídias sociais adotam emojis, reduzem o uso de emoticons." (p. 91).

     Mais recentemente criaram os adesivos que, "assim como emojis e emoticons, são representações gráficas compartilhadas por meio de aplicativos de mídia social." (p. 91). Essas representações gráficas estão em crescente popularidade.

3. Conceitos

3. 1 Emoticons

     São elementos que,  desde a sua criação, "foram concebidos como um meio de navegar nas condições contextuais específicas em que nos encontramos quando nós nos comunicamos por meio de canais digitais". (p. 91). Em suas formas, os  "emoticons usam caracteres (letras, números e sinais de pontuação) para criar representações de expressões faciais quando vistas de lado" (p. 91). A título de ilustração, seguem algumas imagens de emoticons:

                :-)   :-(    :-0   

3.2 Emojis

     Os emojis, apesar da semelhança com os emoticons, "são pictogramas que podem ser inseridos em mensagens e documentos como um único caractere" (p. 91). Atualmente, são disponibilizados vários emojis nas opções de digitação de dispositivos móveis como celulares e notebooks. E as representações partem deste expressões faciais e gestos a animais, objetos e símbolos. Seguem abaixo exemplares desses recursos digitais:

                                                      Figura I: imagem dos emojis disponíveis para digitação no blog

                                                              Fonte: site do blog

3.3 Adesivos

      Assim como os anteriores, os adesivos "são representações gráficas compartilhadas por meio de aplicativos de mídia social" (p. 91). Conforme citação presente no texto:

"Eles assumem a forma de "ilustrações ou animações de personagens às quais palavras ou frases são às vezes anexadas" (Konrad et al. 2020: 222). Konrad et al. (2020) discutem a crescente popularidade dos adesivos em plataformas de mídia social e relatam sua descoberta de que há uma "sobreposição funcional entre emojis e adesivos, com diferenças sendo principalmente de graus" (232) (p. 91). 

Veja abaixo alguns exemplos de adesivos:

                                                            Figura II: adesivos em mensagens de WhatsApp

                                                                       Fonte: aplicativo do WhatsApp


4. Emoticons, emojis e adesivos VS interação face a face

     Conforme o texto base, esses elementos gráficos podem retratar variadas expressões faciais que podem significar diferentes emoções. Contudo, eles não tem as mesmas funções e não podem ser interpretados da mesma forma que as expressões faciais e a comunicação face a face. Essas diferenças se dão porque na interação face a face é mais fácil a percepção das verdadeiras emoções que as pessoas estão sentindo, há atitudes e sentimentos que são expressos espontaneamente. Porém, também pode haver dissimulações por meio da intensificação ou redução da representação de uma emoção por meio de traços faciais, gestos, entonação da voz, além de outros fatores mais.

       Por outro lado, a comunicação mediada por recursos digitais como os emoticons, emojis e adesivos, é realizada à distância. Com isso, não é possível ter acesso aos mesmos elementos contextuais da interação presencial. Além disso, conforme estudos apontados no texto fonte, o uso desses recursos é sempre intencional e conscientemente empregado pelo usuário (salvo os enganos e erros de digitação). Desse modo, um emoji nem sempre corresponderá verdadeiramente à emoção ou ideia que o remetente está sentindo/pretendendo verdadeiramente, pois ele pode dissimulá-lo. Assim, cabe ao destinatário procurar compreender não só a mensagem em si, mas as verdadeiras emoções e intenções do remetente. Para isso, ele pode usar o seu conhecimento de mundo, sobre quem enviou a mensagem e em que condições.

     Vale ressaltar também que o emprego de um emoticon, emoji ou adesivo não tem o poder de alterar totalmente o sentido de um enunciado, mas pode reforçá-lo ou amenizá-lo.

Fonte: livro sobre comunicação não verbal, especificamente, um capítulo sobre emoticons, emojis e adesivos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escopo da linguística e onde a minha linha de pesquisa se situa na ciência da linguagem

Sobre os atos de fala

Comunicação do toque - háptica