Os sentido do verbal e do não verbal no uso das linguagens online

INTRODUÇÃO

     Nesta postagem, tratarei da comunicação online na modalidade verbal e nos usos não verbais. Desse modo, os próximos itens abordam a apresentação de texto e o pragmatismo online, a pontuação online, os indicadores de força ilocucionária, o significado proposicional, a ironia e o sarcasmo e, por último, os gifs de reação. São todos fenômenos presentes na comunicação online, não somente na interação impressa ou face a face, mas também nas últimas décadas, nas interações online. Essas formas de comunicação são recentes e estão em crescente uso, este fato evidencia a importância de buscarmos compreender mais sobre essas linguagens.

     Por isso, a partir do texto "Non-verbal communication online" (2022), de Kate Scott, nesta postagem discorrerei sobre esses fenômenos da linguagem online.

Apresentação de texto e o pragmatismo online

     Para produzir um texto escrito, seja online ou impresso, o escritor pode lançar mão dos mais variados recursos "para guiar os leitores ao significado pretendido do enunciado" (Scott, 2022, p. 83). A tipografia, a pontuação e a ortografia são exemplos desses recursos. O emprego desses recursos em um texto pode afetar a interpretação dos leitores a respeito da mensagem e do autor da mensagem, como veremos mais adiante.

     Na apresentação de um texto online, há muitos recursos disponíveis para uso por parte dos usuários das mídias digitais: o itálico, o negrito, o sublinhado, as letras maiúsculas, a repetição de letras, além de outros. Todos eles interferem nos sentidos dos enunciados e sua interpretação depende do contexto e das relações entre os interlocutores. Veja o exemplo (1) abaixo.

(1) Eu não queria que ele soubesse do que aconteceu.

     No exemplo, a palavra ele é destacada em itálico. Esse tipo de fonte dá ênfase ao pronome e representa uma mudança na entonação, ou seja, "isso nos dá pistas de como o enunciado soaria se fosse falado em voz alta" (Scott, 2022, p. 84). A partir dessa informação gráfica e partindo do contexto, o leitor da mensagem fará um esforço cognitivo para inferir o sentido pretendido pelo autor da mensagem. Suponha que o enunciado é uma mensagem de WhatsApp trocada entre dois amigos. O autor da mensagem compartilha conhecimentos linguísticos e de mundo com o leitor da mensagem. Para que o propósito da interação se realize, ambos devem compreender a ênfase do itálico na palavra e devem saber a quem o pronome ele se refere no mundo.

     Sobre esse ponto, Kate Scott enfatiza que "a comunicação digital nos oferece uma ampla gama de opções quando se trata de apresentação de texto na página virtual. Com relativa facilidade, podemos alterar o tamanho, a cor e a fonte do texto online" (2022, p. 84). Essa diversidade de possibilidades de adaptação do texto não é tão ampla na modalidade off-line.

    Nessa linha, Kate Scott traz uma citação de Langlotz e Locher (2012) a respeito de palavras em maiúsculo, ortografia vocal, pontuação repetida, emoticons e outros usos não padronizados de pontuação. Para os autores, "o uso de tais sinais estava associado a indicação de emoção ou era usado para esclarecer o significado de alguma outra forma" (Scott, 2022, p. 84). Especificamente sobre as letras maiúsculas, os autores afirmam que "o uso de letras maiúsculas tem sido associado a expressão de postura e a intensidade de emoções".

    Sobre essa prática, , Scott continua, conforme Tschabitscher (2021), e diz que "o uso de letras maiúsculas é frequentemente considerado uma indicação de que o autor está gritando, e a suposição de que fazê-lo é rude persiste no discurso popular da mídia" (Scott, 2022, p. 84). Veja abaixo um exemplar dessa prática:

(2) Eu NÃO gosto dele.

    Pense nesta mensagem em uma conversa entre duas amigas em em aplicativo de conversas instantâneas. A primeira afirma: "Você parece estar interessada no Gustavo...". A segunda responde a mensagem em (2). Assim, compreende-se, a partir do contexto, que o NÃO enfatizou a intensidade da falta de interesse da garota por Gustavo.

      Outra forma recorrente de apresentação de textos online é o uso da ortografia não padronizada ou excêntrica, a chamada "ortografia vocal". Ela envolve o uso de letras repetidas e, conforme as reflexões de Kate Scott (2022) e dos autores trazidos por ela, pode indicar como a palavra soaria se fosse falada, e dar ênfase e emoção ao enunciado. Observe o exemplo (3) abaixo:

(3) Eu amooo essa música!

      Uma moça posta a mensagem (3) no seu Stories do Instagram ao lado da foto de um cantor e com uma música de fundo. Pelo contexto apresentado e pela ortografia não padronizada utilizada intencionalmente pela moça (a repetição da vogal "o", imitando a pronúncia emocionada da palavra), dá a entender que ela gosta bastante da canção.

Pontuação online

     A pontuação em textos escritos é utilizada para guiar o destinatário ao significado pretendido de um enunciado. No ambiente online, esse recurso gráfico é empregado de forma não padronizada e representa emoções e posicionamentos. Sobre esse aspecto, Kate Scott sublinha "alguns exemplos de como as regras de pontuação foram adaptadas e exploradas para ajudar os usuários a transmitir seus significados em contextos de discurso online" ((Scott, 2022, p. 84). No contexto digital, o uso da pontuação obedece a propósitos diferentes das convenções e práticas de escrita impressa. Conforme, David Crystal, citado por Scott (2022, p. 87), " pontos finais agora podem ser usados para marcar emoção, e uma frase que termina com um ponto final é considerada como uma forma de transmitir aborrecimento ou raiva". Nessa linha, no ambiente digital o uso do ponto final deixa de ter a função única de encerrar as frases, pois nessas mídias os períodos tendem a ser curtos e com quebras de linha. Assim, o ponto passa a servir para aumentar a seriedade do enunciado e/ou para transmitir um certo aborrecimento ou raiva a depender do contexto. Leia o exemplo abaixo:

(4) Não entendo o que você fez comigo.

     Outra forma de pontuação que adquire um uso diferenciado na internet são os três pontos "...". Além de indicar a usual omissão textual, adquire mais dois novos significados: (i) indicar uma pausa ou (ii) indicar que o escritor se perdeu. Veja os exemplos abaixo:

(5) Haha...Ok mando mensagem mais tarde. (6) Sim, eu me perguntei sobre isso...

Indicadores de força ilocucionária

     Os emojis e os emoticons são elementos gráficos comumente empregados nos ambientes online. Aqui estão alguns exemplos: 😊💓:-) :-(.

       Além da intensidade do enunciado e das emoções de quem os emprega na mensagem, eles podem ser utilizados para indicar qual ato de fala o escritor pretende realizar, para guiar "a inferência da força ilocucionária pretendida da mensagem" (Scott, 2022, p. 96). Por exemplo, um emoticon de piscadela, conforme Herring (2010), pode indicar que o escritor está brincando. Ou seja, não indica uma emoção do autor da mensagem. Em vez disso, indica que "o escritor não pretende que a mensagem associada seja levada a sério" (Scott, 2022, p. 96). Veja esse caso no exemplo que segue:

(7) Eu sabia que você não seria capaz de resistir a me lembrar ;-)

Significado proposicional

    Os emojis e os emoticons também podem ser utilizados para a construção dos significados proposicionais das mensagens ao substituírem itens lexicais. Além disso, "também podem ser usados para guiar o leitor nos processos inferenciais que contribuem para a derivação da explicatura" (Scott, 2022, p. 97). Observe os exemplos abaixo:

(8) Você é uma 😺. (9) Meu 💔está partido.

Ironia e sarcasmo

     Esses elementos gráficos representam humor e piadas em discurso informal e podem ser empregados como ironia ou sarcasmo com base no contexto. Imagine que Rosa produz a declaração em (10) quando ouve uma festa barulhenta começando na casa ao lado enquanto ela se prepara para dormir:

(10)  Isso é brilhante. Exatamente o que eu precisava agora! 😝

     Na frase, apesar das palavras positivas em relação a situação, o sentido é de insatisfação e raiva da situação. Esse tom irônico é percebido pelo exagero da positividade nos enunciados e, principalmente, pelo emprego do emoji da carinha com a língua para fora.

Gifs de reação

     Outro recurso gráfico comumente utilizado nos ambientes digitais é o "Gif de reação". " Um GIF (formato de intercâmbio gráfico) é uma imagem curta, silenciosa e animada, geralmente recortada de um vídeo de origem mais longo, que é reproduzido em loop" (Scott, 2022, p. 100). Eles são facilmente empregados nas mais variadas mídias e aplicativos de mensagens online. Os gifs estão em crescente popularidade por sua praticidade e eficiência para atingir os objetivos comunicacionais dos usuários. "Os GIFs são muito populares e são outro exemplo de inovação orientada pelo usuário, na qual um recurso digital é adaptado e desenvolvido para ajudar os usuários a atingir seus objetivos comunicacionais" (Scott, 2022, p. 100). Esses recursos gráficos são cada vez mais presentes nas mensagens digitais porque " permitem a expressão visual de gestos, mas o fazem sem impor tempo ou demandas técnicas desnecessárias ao usuário" (Scott, 2022, p. 100). Observe abaixo um exemplo de gif:


CONCLUSÕES

     A partir do que foi exposto nesta postagem fundamentada principalmente no texto de Scott (2022), é possível tirar algumas conclusões. A primeira é a de que as mídias digitais, comumente associadas a imprecisão e a ineficiência da comunicação em comparação a interação cara a cara ou por meios impressos, ultimamente tem sido palco do desenvolvimento de muitos recursos expressivos por parte das necessidades dos usuários e dos desenvolvedores. Recursos tipográficos, emoticons, emogis, gifs e muitos outros ampliam as possibilidades de construção de sentidos por parte dos interlocutores online.

   Contudo, essas mecanismos da linguagem por si sós não são capazes de provocar os sentidos desejados pelos autores das mensagens. Isso significa dizer que os elementos contextuais é que determinarão e precisarão os significados pretendidos pelos usuários e as suas inferências.

Referências

SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 17 maio 2025.

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